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sábado, 24 de junho de 2017

Mundo Online Carros Usados

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Hyundai apresenta linha 2014: i30, Elantra e Grand Santa Fe
Hyundai descobriu o Brasil – e, aparentemente, o brasileiro descobriu a Hyundai. O desempenho da marca coreana no mercado nacional é de preocupar a concorrência. Se em 2007 sua participação se resumia a apenas 1%, esse percentual chegou a 6% em 2013, somente um ano depois da inauguração de sua fábrica em Piracicaba, no interior de São Paulo. Na primeira quinzena de fevereiro, passou a Renault e ficou em quinto lugar, com 7.955 unidades e 7% de participação. É claro que essa explosão nas vendas se justifica, principalmente, pela linha HB20, que fechou o ano passado como o sétimo carro mais vendido por aqui. Mas os importados também não fazem feio. Em 2013, foram comercializados 213 mil carros da marca, 56 mil deles importados pela distribuidora Caoa – que também produz, na cidade goiana de Anapólis, os SUVs ix35 e Tucson e os “caminhõezinhos” HR e HD78. Para impulsionar ainda mais esses números, acaba de chegar ao Brasil a linha 2014 do i30 e do Elantra. E também o novo Grand Santa Fe, apontado pela Hyundai como substituto do utilitário esportivo Vera Cruz, que era o maior da marca.
No hatch i30, a principal mudança está no novo motor 1.8 litro, com 150 cv e 18,2 kgfm de torque a 4.700 rpm. O propulsor é mais potente que a versão anterior, de 2.0 litros, que atingia 5 cv a menos e torque de 19,0 kgfm a 4.600 rpm. Além de menor, a unidade de força é mais leve graças ao bloco de alumínio, o que ajuda a reduzir o consumo de gasolina. O trem de força é completado pela transmissão automática de seis marchas, que permite trocas manuais para uma direção mais esportiva – e que está presente nos três lançamentos da marca. A direção elétrica do i30 – assim como do novo Grand Santa Fe – conta com três ajustes para que o motorista selecione o ideal. O Comfort é indicado para uso na cidade, o Normal, para percursos mistos, e o Sport, para tráfego rodoviário – esse último é recomendado também para uma direção esportiva. 
Já o sedã Elantra continua com o mesmo 2.0 flex trazido para o Brasil no início do ano passado, que desenvolve 178 cv e tem torque máximo em 21,5 kgfm. As mudanças na nova linha foram principalmente no design, mas bem sutis. O para-choque ganhou nova grade e faróis de neblina com moldura em “L” e na cor preta. Frisos cromados na parte inferior dos vidros laterais dão mais requinte ao perfil do carro, que traz uma nova roda de liga leve em alumínio, com 16 polegadas. No interior, destaque para a tela multifuncional de sete polegadas sensível ao toque e com câmera de ré – presente também no i30. Quem opta pela cor branca pode ainda escolher o acabamento interno em bege, que cria uma atmosfera mais sofisticada para o habitáculo. 
As famílias grandes são o foco do novo utilitário esportivo Grand Santa Fe. Com 22,5 cm a mais no comprimento total, o modelo ganhou 10 cm no entre-eixos se comparado ao Santa Fe “convencional”. O objetivo é ampliar o conforto dos ocupantes, principalmente da última fileira. Além disso, os assentos traseiros são rebatíveis total ou parcialmente e possibilitam o transporte de objetos mais longos, como pranchas de surfe e tacos de golfe, mesmo com cinco passageiros. O ar condicionado é dual zone e tem saídas de ar laterais para beneficiar os ocupantes de trás. Esteticamente, além do tamanho, a grade dianteira com quatro barras horizontais dá um ar mais imponente ao carro. O motor dos dois modelos é o mesmo 3.3 litros V6 de 270 cv e 32,4 kgfm de torque. Já o sistema multimídia do novo SUV ganha na versão Grand uma tela maior, de oito polegadas, com Bluetooth, CD, GPS e câmera traseira. 
Na disputa por mercado, a concorrência é grande sobre o hatch médio. Principalmente pelo preço. O i30 parte de R$ 71.900 e ultrapassa os R$ 90 mil em sua configuração 1.8 Top. Tem como principais rivais o novo Volkswagen Golf, o Chevrolet Cruze Sport6, o Citroën C4, o Peugeot 308 e, principalmente, o Ford Focus, que na versão SE 2.0 PowerShift com ar condicionado digital sai por R$ 73.990, com 178 cv. Já o Elantra, que custa R$ 83.400, tem preço que se equipara às versões de topo do Chevrolet Cruze, que sai por R$ 85.890 e entrega apenas 144 cv com seu motor 1.8 litro, do Honda Civic, que atinge 155 cv com o propulsor 2.0, do Renault Fluence, que em sua versão de topo GT 2.0 Turbo entrega 180 cv com 30,6 kgfm de torque e custa R$ 87.299, e do Citroën C4 Lounge Turbo THP 165 cv, oferecido por R$ 80.490. 
O Grand Santa Fe, vendido por R$ 187 mil, está R$ 23 mil mais caro que o Santa Fe de sete lugares, que sai por R$ 164 mil. Como a principal mudança entre os dois está na diferença no comprimento, é possível que um acabe se tornando rival do outro. Outro concorrente forte é o Chevrolet TrailBlazer 3.6 V6 a gasolina, que desenvolve 239 cv e tem seu preço iniciado em R$ 142.990. O SUV da Chevrolet tem um entre-eixos quatro centímetros maior que o da Grand Santa Fe.

Primeiras impressões

Hyundai i30 1.8 Top

Novo Hyundai i30 2014
Basta abrir a porta do novo i30 1.8 Top para perceber a preocupação com acabamento e conforto da fabricante coreana no hatch médio. E apesar de se tratar de um carro com diversos recursos e, por isso, muitos botões na cabine, tudo se mostra de fácil uso e acesso, bem à mão do motorista. Desde o ajuste totalmente elétrico dos bancos dianteiros e dos espelhos retrovisores externos à regulagem de altura do volante, tudo favorece a vida de quem pilota. 
E pilotar parece mesmo ser o verbo certo para ser aplicado ao i30. As respostas do novo motor 1.8 às pisadas no acelerador são bem satisfatórias e dão um comportamento esportivo ao veículo. Isso apesar do isolamento acústico, que permite que se ouça muito pouco do ronco do propulsor quando se está no interior. 
Traseira do novo Hyundai i30 2014
A transmissão automática é feita de forma precisa. Mas o bom desempenho do novo motor instiga o motorista até a abrir mão desse conforto para experimentar a opção de trocas manuais, feitas facilmente a partir da alavanca. E é nesse momento de direção mais esportiva que o i30 se mostra um carro firme e bem “fincado” ao chão. Mesmo nas manobras mais fechadas e em velocidade alta – o teste foi realizado em um circuito delimitado por cones e cheio de curvas –, o hatch esbanja segurança e credibilidade.

Hyundai Elantra 2.0 Flex 

Novo Hyundai Elantra 2014
O interior do Elantra é bem próximo do i30, mas passa a impressão de um acabamento mais simples e não tão agradável ao tato. A posição de dirigir dos dois carros é bem similar, se não igual. E a visibilidade é comparável à de outros sedãs médios, sem grandes peculiaridades. 
Já no que diz respeito ao seu motor, a história é outra. O 2.0 flex entrega 178 cv e mostra sua força já a partir da primeira acelerada. Nas retas, sua potência evidente dificulta a vontade de controlar o peso nos pés. Se antes o modelo pecava por ser barulhento, agora o ruído não chega a se destacar e as vibrações do propulsor são praticamente imperceptíveis.  
Traseira do novo Hyundai Elantra 2014
Um ponto que desfavorece o sedã em comparação ao i30 é seu comportamento nas curvas em alta velocidade. Apesar de contar com controle eletrônico de estabilidade de série, o carro não se mostra tão equilibrado quando o hatch. Mas nada que chegue a comprometer o veículo – que, na verdade, não foi planejado para uma direção mais esportiva e sim para priorizar o conforto de seus ocupantes. E isso ele faz com eficiência.

Hyundai Grand Santa Fe 3.3 V6 

Hyundai Grand Santa Fe
A demanda para os SUVs no mercado nacional é cada vez mais crescente. E o Grand Santa Fe se destaca pelo espaço interno e, mesmo esbanjando luxo, a praticidade evidente. Suspender a terceira fileira de assentos é tão simples quando guardá-la para ampliar o porta-malas – que possui a capacidade de 383 litros mesmo com todos os bancos levantados. O espaço para os ocupantes dos últimos lugares é semelhante ao do Vera Cruz. Os dois modelos têm, inclusive, uma diferença de apenas meio centímetro no entre-eixos, maior no modelo substituído. 
Os bancos dianteiros são largos e, além do ajuste elétrico, têm duas memórias disponíveis para o motorista. Aliado à coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, torna muito fácil encontrar uma posição confortável para viagens mais longas. Chama atenção também a cor do couro utilizado, um marrom avermelhado. O carro ainda conta com aquecimento dos bancos dianteiros, mas esse é um ponto que só os consumidores de regiões mais frias do Brasil conseguirão usufruir. 
Traseira do Hyundai Grand Santa Fe 
Para puxar as quase duas toneladas do Grand Santa Fe, o motor é o mesmo 3.3 litros V6 270 cv do Santa Fe convencional. O desempenho é animador e as trocas das seis marchas são precisas, sem se alongar demais. Mas o utilitário esportivo perde um pouco a aderência nas curvas mais fechadas e em velocidade ligeiramente alta
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